domingo, 24 de maio de 2015

Estudando os fungos

Iniciamos o estudo dos fungos no Colégio Estadual Dr. Guilherme Milward. Eis alguns dos trabalhos apresentados pelos alunos do 7º ano, turma 701.

Alexsander

Eduardo

Helen

Laiane

Lais

Letícia

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Estudando os Fungos - CEMFP

Iniciamos o estudo dos fungos, no 7º ano do Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto - CEMFP.
Aqui estão alguns dos trabalhos apresentados.

Bruno

Ederson

Helton

Raiza

Matheus Gabriel

Matheus de Castro


quarta-feira, 22 de abril de 2015

Ciências em Poesia

O objetivo deste trabalho é associar as informações científicas abordadas em sala de aula à linguagem poética. Dessa forma, será dado ao aluno a oportunidade de usar sua criatividade para criar um estilo próprio de assimilar informações e traduzí-las para um formato menos tecnicista.
Denominado de Ciências em Poesia, a ação será realizada em conjunto com a disciplina de Língua Portuguesa, e se estenderá por todo o ano letivo. Assim, a cada bimestre será solicitado ao aluno uma nova produção literária.
Aqui estão os trabalhos selecionados no 1º bimestre de 2014.

Chuva
Autor: Ana Beatriz
Turma: 801
C. E. Dr. Guilherme Milward

Chuva que cai
chão que molha
vida renasce
a cada hora.

A cada segundo
uma flor que brota
um pássaro que cantarola.

Chuva boa
vida boa
chuva ruim
beija-flor sem jasmim.

Do céu
caem as gotas brilhantes
brilham,
como se fossem diamantes.

Caem ao chão
e daí, vem o Sol
evapora-se a água
transformando em condensação.

Formam nuvens
e de novo
trovão.

Mais chuva se cai ao chão
que alegria
no coração.

Água,
que legal,
isso é essencial.

Molha
cantarola
boa, ruim
brilhando assim.

Mais uma flor de jasmim.

Sim, chuva sim
Mais amor para mim.


Floresta, vamos cuidar
Autor: Lorrana
Turma: 701
C. E. Dr. Guilherme Milward

Nosso Brasil é um país
de muitas riquezas
uma delas são as florestas
com toda  a sua beleza.

Floresta foi feita para cuidar
não para desmatar
tem gente que só desmata
tem gente que só quer cuidar.

Flores, árvores, animais, águas
nossa floresta é muito bela
mas precisamos ter cuidado
pra cuidar bem dela.

Cuidar da natureza
que é um bem tão precioso
cuidem bem dela
para o bem de todos.


Ciências em quadrinhos

O objetivo desta atividade é estimular o aluno a associar os conceitos trabalhados em sala de aula com as técnicas de desenho e pintura.
Fazer com que ele coloque sua criatividade e sua capacidade de associação de informações em prática.
Esse trabalho denominado Ciências em Quadrinhos, será realizado ao longo de todo período letivo. A cada bimestre será solicitado a produção de uma nova historinha.
Espera-se que ao longo do processo, o aluno aprimore e assimile novas técnicas de desenho e pintura, bem como, aprenda a sintetizar as informações abordadas em sala de aula transformando-as em uma nova linguagem literária que é a dos quadrinhos.
Aqui estão os trabalhos selecionados no 1º bimestre.

Autor: Ana Beatriz
Turma 801
C. E. Dr. Guilherme Milward
Tema: Desperdício de Água

Autor: Camily
Turma 801
C. E. Dr. Guilherme Milward
Tema: Desmatamento e Poluição

Autor: Letícia
Turma 701
C. E. Dr. Guilherme Milward
Tema: Desperdício de Água

Autor: Luana
Turma: 801
C. E. Dr. Guilherme Milward
Tema: Coleta Seletiva

Autor: Maria Eduarda
Turma: 801
C. E. Dr. Guilherme Milward
Tema: HPV

Autor: Paula
Turma: 801
C. E. Dr. Guilherme Milward
Tema: Vitaminas

sexta-feira, 6 de março de 2015

A Conquista do Espaço

Público-alvo: alunos do 6º ano

O começo

Desde a Antiguidade o homem foi fascinado pelas estrelas e pelo que existiria além do céu azul. Após as conquistas impostas pelos balões, dirigíveis e dos primeiros aviões, era hora de voar mais alto.
Isso só foi possível em 4 de outubro de 1957,  quando foi enviada ao espaço a cadela Crespinha, também conhecida como Laika, dentro da nave espacial Sputnik 2, lançada ao espaço cósmico pela extinta União Soviética.
Em 12 de abril de 1961, foi vez do cosmonauta russo Yuri Gagarin. Ele se tornou o primeiro homem a ver a Terra de uma espaçonave, a Vostok I. Maravilhado com a visão de nosso planeta, ele disse: “A Terra é azul!”

Laika

A conquista da Lua

A corrida espacial entre a União Soviética e os Estados Unidos impulsionou o desenvolvimento de tecnologias que permitiram a construção e a colocação de vários satélites de comunicação e meteorológicos em órbita terrestre.
Para se posicionar a frente da União Soviética nessa corrida, os Estados Unidos criaram a Nasa – Agência Espacial Norte-Americana – em julho de 1958. Isso permitiu que os americanos Frank Borman, James Lovell e William Anders, a bordo da Apollo 8, se tornassem os primeiros a orbitar a Lua, o que ocorreu em 1968.
No dia 16 de julho de 1969, o mundo presenciou a subida do foguete Saturno V, lançado do Cabo Kennedy, nos Estados Unidos. Esse foguete levava a nave espacial Apollo 11 com destino à Lua. Dentro dela estavam os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin.
Neil Armstrong e Edwin Aldrin foram os primeiros homens a pisar em solo lunar, em 20 de julho de 1969. Na ocasião, Armstrong disse: “Este é um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para a humanidade.” Depois deles outros astronautas estiveram na Lua em missões lançadas nos anos seguintes.

Armstrong, Collins e Aldrin

As sondas Voyagers

Depois de conquistada a Lua, o desejo humano de ir além continuou. Para isso, foram construídas as sondas espaciais, veículos não tripulados capazes de percorrer o espaço enviando imagens dos astros que encontraram pelo caminho.
As sondas Voyagers 1 e 2 são as mais famosas. Foram lançadas ao espaço em 1977, num intervalo de 15 dias com a finalidade de explorar os planetas além da órbita da Terra. Elas enviaram imagens de planetas como Saturno, Júpiter, Urano e Netuno e continuaram o seu percurso para além da órbita de Plutão, saindo do Sistema Solar.
Voyager

Os ônibus espaciais

Enquanto a União Soviética, atual Rússia, aperfeiçoou seus foguetes Soyuz para missões espaciais, que, por sinal, são utilizados até os dias de hoje, os Estados Unidos da América investiram em uma nova classe de espaçonaves: os ônibus espaciais.
A vantagem dos ônibus espaciais é que eles são reutilizáveis, com exceção de seu compartimento externo de combustível. Eles decolam como um foguete espacial e pousam como um avião.
Entre os ônibus construídos estão o Challenger, o Endeavour, o Discovery, o Columbia e o Atlantis. Durante 30 anos eles foram usados com sucesso. Porém, o alto custo de lançamento e manutenção desses veículos e a ocorrência de dois acidentes graves com o Challenger e o Columbia, onde todos os tripulantes das duas naves morreram em suas explosões, levaram à aposentadoria desses magníficos veículos. Hoje, eles só podem ser vistos em museus americanos.
Os ônibus espaciais transportaram muitos satélites colocados em órbita da Terra, tripulantes e equipamentos para a Estação Espacial Internacional (ISS). O Discovery transportou, em 24 de abril de 1990, o telescópio espacial Hubble, que orbita a Terra a 600 km de altitude e é responsável por imagens inéditas e magníficas de corpos celestes distantes milhares de anos-luz.

Atlantis

As estações espaciais

Estações espaciais são grandes construções localizadas em órbita da Terra. São como “hotéis” espaciais destinados a receber tripulantes durante um período longo de tempo, às vezes, até mais de um ano. Funcionam como laboratórios onde cientistas podem realizar diversos tipos de experimentos biológicos ou não. Entre os experimentos são feitos testes para verificar como a ausência da força da gravidade afeta o funcionamento do corpo humano.  A partir das estações também podem ser realizadas fotografias da superfície terrestre. As estações espaciais já construídas são a Salyut 1, a Skylab, a Mir e a ISS.
A Salyut 1, foi a primeira estação espacial construída pelo homem, em 1971. De origem russa, operou durante poucos meses, reentrando na atmosfera terrestre no mesmo ano.
A Skylab foi uma estação espacial construída pelos americanos e entrou em atividade no ano de 1973 e permaneceu tripulada até 1974. Em 1979 ela reentrou na atmosfera terrestre e se incinerou sobre a Austrália.
A Mir foi uma estação espacial construída pelos russos, da antiga União Soviética, e esteve em atividade no período de1986 a 2001.
A ISS ou Estação Espacial Internacional teve sua construção iniciada em 1998, por meio da cooperação de diversos países e atualmente está em atividade orbitando a uma altitude entre 350 e 420 quilômetros da superfície terrestre, se deslocando a uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora, de modo que a cada 1 hora e meia ela dá uma volta completa ao redor da Terra.

Mir

Conquistando Marte

O desejo mais prático de explorar Marte, o “planeta vermelho”, foi marcado pelo lançamento da sonda espacial Mars Pathfinder. Em 4 de julho de 1997, o jipe-robô Sojourner, transportado por essa sonda, tocou a superfície do planeta.
Em 2004, os jipes-robôs Spirit e Opportunity também chegaram à superfície de Marte e iniciaram a transmissão de informações para a Terra. Em 2012, foi vez do Curiosity. Esses veículos de exploração enviaram imagens da superfície e fizeram análises sobre a composição química das rochas e do solo procurando evidências da existência de água e de vida no planeta.
Essas informações foram de grande importância para a preparação da nova missão que está por vir: enviar os primeiros seres humanos ao planeta.
Está previsto para o ano de 2022 o lançamento da nave Orion que transportará os primeiros humanos com o objetivo de colonizar Marte. Estima-se que a viagem irá durar sete meses. Só há um detalhe nessa missão: não haverá como essas pessoas retornarem para a Terra.

Jipes-robôs: Sojourner, Opportunity e Curiosity.

O Brasil na era espacial

O Brasil também participa da conquista espacial. O Centro de Lançamento Barreira do Inferno, localizado no Rio Grande do Norte, e o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, realizam testes com foguetes de pequeno porte como o Sonda, o VSB e o VLS. Porém, a ocorrência de um acidente no ano de 2003 atrasou a pesquisa brasileira nessa área.
Em 29 de março de 2006, o tenente-coronel Marcos Pontes se tornou o primeiro astronauta brasileiro. Seu destino foi a Estação Espacial Internacional, onde permaneceu por 8 dias. A missão que o levou até o espaço foi batizada de Missão Centenário, uma homenagem aos 100 anos do primeiro voo do 14-Bis, realizado por Santos Dumont.
Atualmente, o Brasil continua a desenvolver pesquisas com foguetes de pequeno porte e desenvolve satélites em parceria com a China. São os satélites denominados CBERS. Esses satélites têm sido colocados em órbita por meio dos foguetes Longa Marcha, de origem chinesa. Esses satélites geram imagens que ajudam a combater o desmatamento e as queimadas na Amazônia, monitorar os recursos hídricos, as áreas agrícolas e o crescimento urbano.

VLS, na base de Alcântara.

Para saber mais:



Proposta de trabalho: Responder as questões que são apresentadas a seguir.

1- Quais os dois países que inicialmente participaram da corrida espacial?
2- Qual é o nome da nave espacial que levou os primeiros homens a pisarem na Lua?
3- Qual é a frase famosa dita por Neil Armstrong ao pisar o solo lunar?
4- Qual foi o primeiro ser vivo lançado ao espaço? Dentro de qual nave?
5- Quem foi Yuri Gagarin? Qual frase famosa foi dita por ele?
6- Qual é a característica da decolagem e do pouso de um ônibus espacial?
7- O que levou à aposentadoria dos ônibus espaciais norte-americanos?
8- O que são sondas espaciais? Quais as mais famosas?
9- O que é uma estação espacial? Qual ainda está em órbita da Terra?
10- Quais os nomes dos quatro jipes-robôs enviados à Marte?
11- Por que esses jipes-robôs foram enviados ao planeta vermelho?
12- O que foi a Missão Centenário?
13- Quais os dois locais onde o Brasil realiza lançamentos de pequenos foguetes?
14- Qual é a utilidade das imagens dos satélites CBERS?

15- Elabore você mesmo uma pergunta sobre o assunto estudado. E dê a resposta. A pergunta não pode ser igual ou semelhante às que já foram apresentadas aqui.

Data para entrega: 20 de março
Grupo com até 5 alunos.
Fazer defesa do trabalho.
Preparar um relatório e um cartaz (orientações fornecidas em sala de aula).
Valor: 2 pontos

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Biogênese

Resumo de aula

Público-alvo: Alunos do 7º ano.

O que é biogênese?

É a teoria que defende que um ser vivo só pode se originar a partir de outro preexistente (que já existe). Ela foi comprovada por experimentos realizados por cientistas como Francesco Redi e Louis Pasteur.

A biogênese se opõe à ideia da Geração Espontânea ou Abiogênese, defendida durante muitos séculos, que considerava a possibilidade de um ser vivo se originar da matéria inanimada (sem vida). Por exemplo, os defensores da Geração Espontânea acreditavam que sapos poderiam surgir a partir de pedras e patos a partir da lama dos lagos.

O experimento de Francesco Redi

O cientista italiano Francesco Redi (1626-1697), defensor da Biogênese, demonstrou que moscas só poderiam se originar a partir de outras moscas. É que naquela época, a maioria das pessoas acreditava que larvas e moscas que apareciam na carne em decomposição, se originavam, simplesmente, da própria carne, que teria um tipo de “princípio ativo”.

Para defender sua ideia, Francesco Redi colocou pedaços de carne em recipientes (veja a figura). Alguns recipientes estavam abertos e outros fechados de modo que as moscas não podiam chegar até a carne. Nos recipientes abertos, surgiram larvas a partir de ovos colocados ali pelas moscas. Essas larvas completaram sua metamorfose se transformando em novas moscas adultas.Nos potes fechados não surgiram larvas.

Fonte da imagem: http://resumos-ensinomedio.blogspot.com.br/2014/03/origem-da-vida-e-biologia-celular.html


Fonte da imagem: http://fineartamerica.com/featured/francesco-redi-1626-1697-granger.html


O experimento de Louis Pasteur

O cientista francês Louis Pasteur (1822-1895), também defendia a Biogênese. Na sua época, muitos acreditavam que o alimento estragava por causa de um “princípio ativo” existente no ar.
Ele desenvolveu um processo de aquecimento e resfriamento de alimentos que hoje é conhecido como pasteurização (muito usado para o leite, atualmente). Ele se dispôs a provar que um alimento só poderia estragar se micro-organismos crescessem sobre esse alimento. Para isso, ele colocou certa quantidade de um caldo nutritivo dentro de um balão de vidro, conhecido como “pescoço de cisne” e realizou a sua fervura, seguida de resfriamento, destruindo qualquer micro-organismo que nele existisse. O “pescoço” do balão era aberto, porém, curvo. Isso permitia a entrada do ar e impedia que a poeira, cheia de micro-organismos, chegasse até o caldo que, portanto, permaneceu inalterado durante alguns dias. Após certo tempo, o “pescoço” do balão foi retirado de modo que, agora, a poeira (com micro-organismos) caía sobre o caldo. Isso fez com que ele estragasse.

Com esse experimento, Louis Pasteur comprovou definitivamente, que não existia nenhum “princípio ativo” e que micro-organismos só podem surgir a partir de outros, por meio de sua reprodução.

Fonte da imagem:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao3.php

Fonte da imagem: http://www.biography.com/people/louis-pasteur-9434402

Para saber mais, acesse:

A origem da vida

Resumo de aula

Público-alvo: alunos do 7º ano

A origem da vida segundo Oparin e Haldane

Os cientistas Aleksander Oparin (1894-1980) e John Haldane (1892-1964), desenvolveram a seguinte hipótese para o surgimento da vida na Terra:

Há bilhões de anos, a atmosfera da Terra Primitiva era formada por vapor de água, gás hidrogênio, gás metano e gás amônia. O ambiente terrestre era bombardeado intensamente por descargas elétricas e pela radiação ultravioleta. Ao mesmo tempo, a temperatura do planeta era elevada. Essas condições contribuíram para que o vapor de água e os gases se combinassem, dando origem a novas substâncias: as substâncias orgânicas. Tais substâncias foram arrastadas para dentro do oceano primitivo que se formava. Aí, novas transformações químicas ocorreram fazendo com que as substâncias orgânicas se modificassem e se organizassem para formar os primeiros seres vivos unicelulares (formados por uma célula).

Fonte da imagem: http://origemdavida.blog.com/?p=89

Aleksander Oparin e John Haldane
Fonte da imagem: http://www.alunosonline.com.br/biologia/teoria-de-oparin-e-haldane.html

O experimento de Stanley Miller

Com o objetivo de demonstrar que a teoria de Aleksander Oparin e John Haldane estava correta, outro cientista, Stanley Miller (1930-2007) realizou o seguinte experimento:
Em um longo tubo de vidro (veja a figura), ele colocou água e gases hidrogênio, metano e amônia. Durante vários dias, essa mistura foi aquecida e bombardeada por descargas elétricas. Ao final de certo tempo, ele analisou o líquido obtido e percebeu que, realmente, havia ocorrido a formação de substâncias orgânicas (alguns aminoácidos) típicas do corpo dos seres vivos. Portanto, ele comprovou que existe uma possibilidade de que essa teoria esteja correta.

Fonte da imagem: http://www.coladaweb.com/biologia/evolucao/origem-da-vida


Fonte da imagem: http://8voseccionc.blogspot.com.br/2012/11/proyecto-de-stanley-miller-y-otros.html

Para saber mais, acesse:


Proposta de Trabalho

Deve ser realizado individualmente ou em grupo com até 5 alunos.
Data para entrega: 12 de março do presente ano.
Deve ser feita a defesa do trabalho.
Produza um relatório e um cartaz sobre os temas Origem da Vida e Biogênese

Questões a serem respondidas:

1- Como Oparin e Haldane sugerem que a vida surgiu na Terra?
2- Quais os supostos gases que existiam na atmosfera primitiva?
3- De onde veio a energia necessária para esses gases se combinassem?
4- Onde teriam surgido os primeiros seres vivos unicelulares?
5- Explique o experimento de Stanley Miller.
6- O que é biogênese?
7- Como foi realizado o experimento de Francesco Redi?
8- Como foi realizado o experimento de Louis Pasteur?
9- Para que é usada a pasteurização hoje em dia?

Como deve ser o relatório

Capa - com nome do colégio, título e cabeçalho.
Sumário - relação de títulos e subtítulos e respectivas páginas.
Desenvolvimento ou pesquisa propriamente - são os assuntos pesquisados.
Conclusão - um resumo sobre o que você aprendeu com o trabalho.
Glossário - relação de palavras que você acha difícil e seus significados.
Referências bibliográficas ou bibliografia - relação dos endereços de sites e nomes de livros e revistas que você pesquisou.
Lembre-se: todas as páginas devem ser numeradas a partir da folha do sumário.

Sendo o texto digitado, usar fonte Arial, tamanho 11, alinhamento justificado.
Usando figuras retiradas da Internet, coloque os endereços dos sites de onde as retirou.

Como deve ser o cartaz

Em cartolina, com margem.
As figuras devem ter tamanho grande.
Os textos devem ser curtos, usando fonte Arial, tamanho 11, alinhamento justificado.
Colocar o cabeçalho, abaixo e no canto esquerdo.