A avifauna do estado do Rio de Janeiro consta de 399 espécies identificadas. Veremos algumas dessas espécies nesta e nas próximas postagens, com base na lista publicada em http://www.taxeus.com.br/lista/82.
Macuco
Nome científico: Tinamus solitarius
Possui hábito diurno. É ave solitária, formando casais somente na época da reprodução. Se alimenta de insetos, minhocas, larvas do solo e sementes de diversas árvores e palmeiras (Euterpe). Nidifica no solo, colocando de 4 a 8 ovos que são incubados em um período de 22 dias. Atinge 52 cm de comprimento e pesa cerca de 1,8 kg, sendo a fêmea maior do que o macho. Habita o interior e bordas de florestas.
Tururim
Nome científico: Crypturellus soui
Também recebe o nome de sururina e inhambú-sabiá. Mede 23 cm e pesa em torno de 0,23 kg. Se alimenta de sementes, frutos silvestres, insetos como besouros e larvas, cupins e formigas. Faz o ninho sobre folhas secas caídas sobre o solo, colocando dois ovos que serão chocados pelo pai ou pela mãe. A incubação dura cerca de 16 dias. Pode ser encontrado formando grupos com até 5 indivíduos. Habita áreas secas e úmidas, bordas de florestas, capoeiras e restingas.
Perdiz
Nome científico: Rhynchotus rufescens
Também conhecida como perdigão. Atinge 42 cm de comprimento e a fêmea, um pouco maior do que o macho, pesa em torno de 1,040 kg. Espécie terrícola apresentando voos curtos e barulhentos. Alimenta-se de cupins, besouros e outros insetos, raízes, tubérculos e sementes. Seu ninho é feito sobre o solo, onde são colocados de 3 a 9 ovos, sendo que o macho realiza a incubação. Desse modo, a fêmea se torna livre para acasalar novamente com outros machos dando origem a uma nova prole em curto espaço de tempo. Habita campos sujos, cerrados e caatingas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário