quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Dia da Abreugrafia

 Manoel Dias de Abreu (1894-1962) nasceu na cidade de São Paulo. Aos 15 anos se matriculou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e aos 21 anos foi diplomado.
Durante a I Guerra Mundial foi morar na França. Em Paris, despertou interesse pela radiologia, especialidade criada pelo cientista alemão Wilhelm Röentgen.
Em 1919, tentou pela primeira vez realizar o exame de tórax, em larga escala e a baixo custo, com a finalidade de fotografar os pulmões a fim de detectar a tuberculose. Porém, sua ideia foi limitada pelos obstáculos técnicos da época.
Em 1936, na cidade do Rio de Janeiro, o sonho tão almejado foi atingido. Foi desenvolvido o equipamento necessário para a realização dos exames em série na população, graças ao aprimoramento das técnicas de fotografia.
Manoel Dias de Abreu atribuiu a sua técnica o nome de radiofotografia. Posteriormente, a partir de 1958, em sua homenagem, foi adotado oficialmente o termo "abreugrafia", sendo o dia 04 de janeiro, data de seu nascimento, instituído o Dia da Abreugrafia.
Graças ao seu trabalho foi agraciado com várias homenagens no Brasil e em outros países. Sua contribuição para a profilaxia da tuberculose foi muito valiosa.

Fontes: www.academiamedicinasaopaulo.org.br
www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br

Fonte: abaciente.blogspot.com

Abreugrafia ou radiofotografia.
Fonte: noticias.bol.uol.com.br

Fonte: pompeumg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário