domingo, 3 de fevereiro de 2019

Parque Nacional de Itatiaia



Criado em 14 de junho de 1937, por meio de decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas, foi o primeiro Parque Nacional criado no Brasil.
Localiza-se na Serra da Mantiqueira, cobrindo uma área de 28 mil hectares e abrangendo os municípios de Itatiaia e Resende, no estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, no estado de Minas Gerais.
Sua vegetação é formada pela Mata Atlântica, sendo que na parte baixa predominam as florestas exuberantes e na parte alta encontram-se os campos de altitude. Na parte alta está localizado o Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros de altitude, o ponto culminante do estado do Rio de Janeiro, e o quinto do Brasil.
Grande número de nascentes está localizado no parque formando rios e cachoeiras que, em parte, estão abertas ao público para recreação. A mais famosa é a cachoeira Véu de Noiva.
Na área do parque vivem, aproximadamente, 5 mil espécies de insetos, 384 de aves e 50 de mamíferos, além de inúmeras espécies de répteis e anfíbios como o sapo flamenguinho (Melanophryniscus moreirae), espécie endêmica da região.
A araucária (Araucaria angustifolia) tem nessa região sua ocorrência natural mais ao norte em território brasileiro. É só uma das 1.779 espécies da flora catalogadas, algumas endêmicas como a piperácea (Piper itatiaianum). Outras espécies muito comuns no PNI são o samambaiaçu (Dicksonia sellowiana)e o palmito-juçara (Euterpe edulis).