Público-alvo: 6º ano do E.F.
Após estudar os estados físicos da água e suas mudanças, abordamos o ciclo da água na natureza.
A energia necessária para que esse ciclo ocorra é proveniente do Sol. A radiação solar aquece a superfície da Terra fazendo com que a água dos rios, lagos, oceanos e do solo se evapore. O vapor de água ao atingir as camadas mais altas da troposfera se esfria (sofre condensação) e passa para o estado líquido formando pequeninas gotas de água líquida que darão origem às nuvens.
À medida que essas gotas aumentam de tamanho, as nuvens ficam mais pesadas e se formam as chuvas. Uma parte pode cair na forma de granizo ou de neve. Parte da água que cai se infiltra no solo indo até o lençol freático ou depósito subterrâneo. Essa água subterrânea, com o tempo, retorna para a superfície por meio das nascentes e vai abastecer os rios e, por fim, retorna para os oceanos.
Os seres vivos também fazem parte do ciclo da água. Os animais precisam da água para a sua sobrevivência ingerindo-a na forma líquida ou com os alimentos, depois a devolvem para o ambiente por meio da transpiração, da urina e das fezes. Já, as plantas, retiram água do solo por meio das raízes e depois, a lançam na atmosfera por meio da transpiração que ocorre em suas folhas.
Não podemos esquecer que parte da água passa para o estado sólido e é armazenada no alto das grandes montanhas e nas calotas polares na forma de gelo ou neve. Com o tempo, parte desse gelo ou neve se funde e volta a ser água líquida.
Após esse breve resumo sobre o ciclo da água, aprecie os trabalhos de alguns alunos do C. E. Dr. Guilherme Milward.
Apresento também a ilustração original do ciclo da água.
OBS.: Onde se lê infiltrarsão, leia-se infiltração. O erro ortográfico na imagem original permitiu fazer uma breve discussão com os alunos sobre o assunto.
Aluna: Lorrana
Aluno: Pedro Henrique
Aluno: Kaique
Fonte da imagem: construindofuturos.blogspot.com